Parece fácil mas não é. Principalmente se você não quiser ser enganado ou ficar decepcionado após a compra. Devido a evolução meteórica dos aparelhos de TV, muitas dúvidas surgiram também na mesma velocidade. Portanto explicarei as diferenças básicas, para que você possa realizar uma compra de acordo com seus interesses e não ficar decepcionado. Então vamos lá.
Televisores CRT
Cathode Ray Tube. São televisores de tubo raios catódicos. Reinou por diversos anos em nossas casas e ninguém reclamava. Após o surgimento das TVs modernas que seus defeitos foram mais destacáveis, como: Alto consumo de energia, baixa resolução (640x480 no máximo), poucas funções, tamanho exagerado e etc..
Aos poucos estão deixando de ser fabricada devido a queda de preços das TVs modernas.
Elas não serão mais fabricadas daqui a alguns anos, mas vai demorar muitos e muitos anos para serem extintas pois, sua durabilidade é gigantesca.
Televisores LCD, PLASMA, LED e 3D
LCD
Liquid Cristal Display. São televisores de cristal líquido, com iluminação predominante por lâmpadas especiais. É um fenômeno de vendas. é um televisor com vantagens bem significativas quanto ao seu antecessor CRT. São bem mais finos, portanto bem mais leves, alta resolução (duas vezes no mínimo), tecnologia de programação bem mais avançada, consome bem pouca energia, além de ter um designer super moderno.
Agora existem várias diferenças entre elas, pois nem todas apresentam as funções disponíveis no mercado.Uma TV LCD completa teria:
Resolução Full HD (1920X1080)
Conversor digital integrado
Entrada para PC
Conexão em HDMI (Audio e Vídeo digital no mesmo cabo)
Conexão USB para Vídeos, músicas e fotos
Audio Dolby Digital
Uma TV LCD básica não teria as características mencionadas acima além de ter uma resolução de imagem de ( 1366x768) ou menor.
Quanto ao tamanho recomendo avaliar primeiro onde ela será instalada pois se você instalar uma TV de 50 polegadas em uma sala pequena, você terá uma imagem desconfortável.
Existem televisores em LCD no mercado de R$ 700,00 reais e de R$ 4.000,00 reais. Tudo isso varia de acordo com as características que mencionei acima. Quanto mais baratas, menas funções, além de sua marca, garantia, ítens inclusos, tamanho da tela.
PLASMA
As telas de plasma possuem um gás que, ao passar por um processo de ionização, assume o estado de plasma. O plasma gera raios ultravioletas, que atingem a superfície externa da tela, formando a imagem.
A televisão de plasma é digital e trabalha com o formato usado no cinema e em filmes de DVD. É o chamado widescreen, de medida 16:9 ou 16:10 (um retângulo).
Resolução da imagem
As imagens são de boa qualidade, mas, a rigor, não podem ser consideradas de alta definição. Há várias TVs de plasma de 42 polegadas com resolução de 852 x 480 pixels (480 linhas horizontais), e para ter uma boa qualidade, teriam que ter resolução de 720 linhas horizontais.
Pontos Positivos
Cores mais vibrantes;
Ângulo de visão mais amplo;
Contraste aprimorado;
Tamanhos de telas a partir de 42 polegadas;
Ideal para DVDs e sinal digital em widescreen 16:9
Pontos Negativos
Alto consumo de energia;
Ao ficar próximo da tela, ocorre o efeito “flicker” que cansa a vista mais rápido;
Latência de imagem: uma imagem exibida por muito tempo acaba queimando a tela. Para amenizar o problema, os fabricantes desenvolveram novas soluções;
Deixa a tela “espelhada” se houver incidência de luz direta (por exemplo, janela aberta).
São poucos os displays de plasma com alta definição à venda, mas custam mais caro.
LED
Light-emitting diode. Sua vantagem é quanto sua imagem e consumo de energia, pois sua característica é praticamente a mesma de um TV de LCD comum.
São televisores em LCD iluminada através de um Diodo. É a tecnologia que está incorporada nos novos modelos de TVs do mercado. Possuem uma qualidade de imagem muito superior aos atuais televisores LCD. Seu preço normalmente varia entre 10 e 15% mais caro que as TVs LCD
Melhor nível de contraste, maior gradação de cores e espessura na casa do um centímetro. Esses são os benefícios mais conhecidos das TVs de LED. Porém, cada vez mais alinhados com a chamada “tecnologia verde” os fabricantes estão procurando soluções que agridam menos a natureza, como a eliminação de chumbo no processo de fabricação, opções para coleta de baterias usadas e, claro, diminuição no consumo de energia.
3D
São televisores em LCD, com tecnologia LED e com imagem tri-dimensional com recursos de última geração. Tem as mesmas características das TVs LCD comum e as Tvs em LED além de ser bem ainda mais fina que ambas anteriores. Lançada recentemente no Brasil, mas não dá pra dizer que é a TV do futuro pois a evolução tecnológica está com uma velocidade impressionante.
Assista o vídeo e acabe com suas dúvidas.
Comentários