O dia dos namorados dsse ano não foi só mais uma data comemorativa no calendário brasileiro. Esse ano foi diferente e tudo devido a excelente jogada de marketing da empresa de telefonia móvel Vivo.
Não só criou um comercial divulgando seus produtos, mas teve a iniciativa de criar, pela primeira vez, um curta metragem da famosa música do Legião Urbana, "Eduardo e Mônica". Um presente para todo fã de Legião, como eu.
A música é um hino de uma geração. A letra é difícil de gravar, mas mesmo assim não sai da mente de nenhum aprecionador de uma boa música. Quem nunca brincou com alguém que se chama Eduardo ou Mônica ou se você tem um desses nomes, sabe muito bem do que estou falando. Ouvíamos a música sempre imaginando como seria assistirs o que a letra dizia ou então, vivenciando esse momento. Aí veio a Vivo e realizou o desejo de uma geração com um curta-metragem que você confere abaixo.
Homenagear a música "Eduardo e Mônica" não é novidade em se tratando de comerciais. Há 10 anos atrás, a empresa de telefonia ATL fez um clipe de um minuto, com a mesma música, para o dia dos namorados. Muitos consideram plágio, outros já acham que foi uma ideia aprimorada. Confira o vídeo abaixo e após expressarei a minha opinião.
Primeiramente, plágio não é. Plágio seria cópia de todo material ou parte dele, agora a Vivo pode até ter inspirado na versão da ATL para fazer esse comercial. A empresa nega, mas nunca iremos saber a verdade.
O fato é que independente da inspiração ou não, há uma diferença muito grande entre os vídeos, mas uma frase curta define essa história
"A Vivo fez um curta-metragem e a ATL, um comercial".
Aliás, qual o problema da Vivo se inspirar em um vídeo anterior para fazer seu comercial? Se foi isso mesmo que aconteceu. Pra mim nenhum. Quer dizer então que já que fizeram algo com a música da Legião, ninguém mais poderia fazer, pois será criticado?
Obrigado Vivo pela excepcional homenagem. Os fãs do Legião agradecem muito a iniciativa de vocês de tratar a música como merece e não apenas com o intuito de ganha dinheiro.
Ps: Se fizerem um filme ou algo do tipo detalhando ainda mais a história de "Eduardo e Mônica", amaremos da mesma forma e não criticaremos como plágio. Ass: Fãs do Legião Urbana
Comentários