Um técnico de futebol que comandou a maioria das principais equipes do Futebol Brasileiro. Porque é rejeitado por todas as torcidas que passou e porque ainda segue dirigindo elas?
Pra dirigir clubes de massa como dirigiu, ganhando altos salários, alguma coisa ele tem que ter. Ele nunca foi jogador profissional de futebol. Começou a carreira como preparador físico, para depois iniciar a carreira de treinador.
Celso Roth é um treinador que ganhou títulos inexpressivos em sua carreira, exceto a Libertadores de 2010 quando assumiu o Internacional já na semi-final da competição, tendo o mérito de manter o trabalho, conseguindo levar o time à conquista. Porém, não teve a capacidade de manter a equipe vencedora, comandando a péssima campanha no Mundial, sendo eliminado vergonhosamente pelo desconhecido Mazembe.
Isso talvez tenha maculado o péssimo treinador que ele é. Um treinador linha dura, que ofende e desrespeita os jogadores que comanda. Consegue resultados medianos e ainda conta vantagem sobre isso. Um técnico cabeça dura, retranqueiro, adepto excessivamente à defesa, mas que também, não sabe armá-la de forma coesa e concisa.
Esse ano, no Cruzeiro, obteve resultados medíocres. Assumiu o time no início do Campeonato Brasileiro e obteve resultados inexpressivos ao tamanho que a história celeste propõe. Ele direciona o desempenho ás contratações que não vieram para reforçar o elenco. Apesar disso ser um fato, esse não é verdadeiro motivo para a má campanha celeste, mas sim, seu esquema tático, suas doutrinas e sua cabeça dura.
Ele joga defensivo de mais. Tem medo do jogo. Muitas vezes o Cruzeiro começou vencendo e tomou uma virada, pois, recuou o time e abdicou do ataque. Ele manteve seus "protegidos" em campo, mesmo com reservas infinitamente superiores. Sandro Silva, William Magrão, Tinga, Charles... São jogadores que não merecem nem estar no elenco e o senhor Celso Roth mantinha na equipe titular sem explicação, preterindo principalmente, Lucas Silva e Diego Arias. A cada jogo ele montava uma equipe diferente, um esquema tático pífio e após a derrota, vinha com desculpas de que o problema da equipe foi na montagem no início da temporada.
Foi mesmo: o erro foi na montagem, quando a péssima diretoria do Cruzeiro resolveu contratá-lo.
Sim, o erro do Cruzeiro em 2010 não se restringiu à apenas isso, mas isso é um assunto para uma outra oportunidade.
O pior de tudo é que ele deixará o Cruzeiro em uma posição bem melhor do que o clube conseguiu na temporada passada, ainda tendo a audácia de dizer que atingiu seu objetivo, que era, manter a equipe na Série A, esquecendo que o Cruzeiro é uma das poucas equipes que nunca caíram para a Série B.
É isso que levamos de troco: um técnico medíocre contratado por uma diretoria medíocre, que sai literalmente arROTHando "vitórias". Espero que ele vá e não volte, nunca mais!
Comentários