Um dos pecados inadmissíveis em qualquer esporte: falta de humildade.
Foi o principal fator para a derrota do fenômeno do UFC, Anderson Silva, na madrugada de hoje, onde perdera o cinturão para Chris Weidman. Tá, mas você vai dizer que é o estilo do lutador e ele já fez isso várias vezes. Errado. Dessa vez ele abusou.
É muito "legal" quando acompanhamos no esporte, ídolos de certa forma brincando com os adversários. "Legal" quando acontece a nosso favor, mas quando é contra... Anderson Silva é um lutador praticamente imbatível na atualidade e não se conteve com a fragilidade de Chris Weidman. Em certo momento notou que acabaria com o adversário a qualquer momento e tentou humilhá-lo ao máximo, desdenhando de um colega de profissão por ser superior tecnicamente. Já fez isso outras vezes mas dessa vez eles fez coisas inadmissíveis, desrespeitando não só seu adversário mas seus fãs, telespectadores e envolvidos.
Felizmente o esporte cobrou a atitude e fez com que ele beijasse a lona, num belo golpe em seu queixo e sucessivos socos em seu rosto. Se tivesse ganhado a luta nas condições vexatórias que impôs, o esporte sairia perdendo. Fazer bonito no UFC não é humilhar o adversário e sim, derrotá-lo com 10 segundos.
Nem vem dizer que a luta foi comprada para que a revanche (se houver) seja mais valorizada ou porque Dana White está tentando algo novo para o evento. Anderson Silva perdeu por suas atitudes imbecis e desrespeitosas. Em certo momento tentou vencer, apontando bons golpes mas defendido por seu adversário. Se algum golpe proferido por ele pegasse em cheio, Chris Weidman não resistiria e beijaria a lona, uma das provas irrefutáveis que a luta não estaria "comprada".
É o esporte. Os humildes sempre levam a melhor e os humilhados serão exaltados. Parece trecho da Bíblia mas é um trecho do livro sagrado imaginário do esporte. Quem pratica ou praticou competitivamente sabe o que estou dizendo.
Anderson Silva continua sendo o melhor lutador da história do UFC, mas um dos mais hipócritas que já subiu em um octógono.
Veja o momento do nocaute:
#ChupaSpider
Comentários